Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

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c122p

Estudo de caso sobre ensino de Geociências em uma turma de ensino
fundamental da rede privada de Duque de Caxias, RJ


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Thatianne Castro Vieira
Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Rua Prof. José de Souza Herdy, 1160, Jd. Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias, RJ.

Andrea Velloso¹, Ana Paula de Castro Rodrigues
Universidade Federal Fluminense, Departamento de Geoquímica, Outeiro São João Baptista s/n Centro - Niterói, RJ.

Abstract: This study involved a diagnosis about the teaching of geoscientific contents during the sixth year of a private elementary school, in Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias-RJ. Questionnaires were applied to one teacher (Sciences) and 37 students. A qualitative evaluation of four different teaching methods on the water cycle was performed. Most of the students did not know what Geosciences were, however they showed high interest in universe, volcanism and Earth planet. Both teacher and students pointed out the biogeochemical cycles as the least interesting topic. Among the activities applied in the classroom during the water cycle class, play activities (game and educational model) generated more questions and interactions between teacher and students. Elementary school teachers, especially in Sciences and Geography, need to renew their knowledge and vary their teaching practices in order to provide better conditions for learning Geosciences.

Keywords: Geosciences, teaching and learning, teaching resources

Resumo: Este estudo realizou um diagnóstico sobre o ensino de temas geocientíficos no sexto ano do ensino fundamental II, em instituição educacional da rede privada, Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias-RJ. Questionários foram aplicados a um docente de Ciências e 37 discentes. Uma avaliação qualitativa de quatro diferentes metodologias de ensino sobre o ciclo da água foi realizada. A maioria dos discentes não soube dizer o que era Geociências, mas relatou alto interesse por Universo, Vulcanismo e Planeta Terra. Tanto o docente quanto os discentes apontaram os ciclos biogeoquímicos como temas menos interessantes. Das atividades aplicadas em sala de aula, as atividades lúdicas (jogo e modelo didático) foram as que fomentaram maior número de questionamentos. É necessário que os professores das séries do ensino fundamental II, em especial de Ciências e Geografia, se atualizem e diversifiquem as práticas de ensino para proporcionar uma melhor construção do conhecimento pelos discentes.

Palavras-chave: Geociências, práticas de ensino, recursos didáticos.

DOI: http://dx.doi.org/10.20396/td.v12i3.8647892

 

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